Anúncio premiado do Brasil usou deepfake de senadora dos EUA

Data:

DeAndrea Salvador, senadora estadual da Carolina do Norte, nos EUA, iniciou processo judicial contra as empresas norte-americanas Whirlpool e a Omnicom. Isso após descobrir que sua imagem e voz foram manipuladas com inteligência artificial em uma campanha publicitária veiculada no Brasil.

Um tribunal federal dos Estados Unidos registrou a ação em agosto de 2025. O caso envolve a alteração de uma palestra do TED em 2018 da senadora, transformando-a em um anúncio de eletrodomésticos com eficiência energética.

A senadora só tomou conhecimento da manipulação em junho deste ano. Isso porque começou a receber e-mails enigmáticos de pessoas no Brasil. Inicialmente, Salvador acreditou tratar-se de uma tentativa de phishing. A situação ficou clara após um jornalista questioná-la sobre o vídeo, levando-a a realizar buscas online.

“É realmente lamentável ter experimentado tão diretamente o uso indevido da tecnologia, particularmente em uma escala tão grande”, declarou Salvador. A senadora também expressou como o incidente afetou suas aparições públicas: “Agora tenho momentos de hesitação.”

Deepfake

No vídeo manipulado, Salvador aparece dizendo: “em comunidades de baixa renda em São Paulo, o custo médio da conta de luz representa 30% da renda mensal. É aí que a energia se torna um fardo”. Entretanto, essas palavras nunca foram pronunciadas pela senadora, cujo discurso original tratava de questões energéticas na Carolina do Norte, não no Brasil.

Veja  Trump pode azedar fusão entre Warner Bros. e Netflix

A DM9, subsidiária brasileira da Omnicom, produziu o anúncio para a Whirlpool. O vídeo chegou a ganhar prêmios no Festival Cannes Lions, que posteriormente foram devolvidos quando a agência admitiu o uso de inteligência artificial na produção do material sem autorização.

Na ação judicial, Salvador alega que as empresas praticaram comércio injusto e enganoso ao falsificar seu endosso aos produtos da marca. “Não consegui encontrar um caso, particularmente envolvendo um funcionário eleito, que utilizasse deepfakes e tecnologia de IA dessa forma, comercialmente. Esse foi outro grande motivo para eu querer seguir adiante com este caso… Pode acontecer com qualquer pessoa e com todos”, afirmou.

Após a controvérsia, o Festival Cannes Lions anunciou novos padrões para garantir a “integridade criativa” dos participantes. O caso é considerado um dos primeiros do tipo e pode estabelecer precedentes importantes para situações semelhantes de uso indevido de IA.

O que dizem as empresas?

A Whirlpool e a Omnicom solicitaram a rejeição do processo. Elas argumentam que o comercial não prejudicou a reputação de Salvador. Isso porque o vídeo não foi transmitido nos Estados Unidos. Um representante da Whirlpool afirmou que a empresa não poderia comentar sobre litígios pendentes, mas disse que sua equipe no Brasil não estava ciente da alteração das palavras de Salvador. A Omnicom não respondeu aos pedidos de comentário.

Curiosamente, Salvador possui formação na área de inteligência artificial. A senadora concluiu recentemente um MBA pelo Massachusetts Institute of Technology, com especialização em análise de negócios e foco em aprendizado profundo. Aliás, ela contribui há mais de um ano para um grupo de trabalho bipartidário nacional sobre IA.

Veja  Quanto custa um iPhone em 2025? Comparação com modelos e ano

Na legislatura estadual, Salvador patrocinou diversos projetos de lei para regular a inteligência artificial. Incluindo, por exemplo, uma proibição de deepfakes em campanhas políticas e uma iniciativa para criar padrões de rotulagem de conteúdo de IA. Aliás, o governador Josh Stein a nomeou para um novo grupo bipartidário de supervisão sobre IA no governo estadual.

Enquanto isso, agências governamentais da Carolina do Norte já adotam tecnologia de IA em seu trabalho diário. O escritório do tesoureiro estadual realizou um extenso programa piloto com a OpenAI no início de 2025.

Os legisladores, tanto em nível estadual quanto federal dos Estados Unidos, ainda não implementaram regulamentações significativas sobre o uso de inteligência artificial. Além disso, os projetos de lei de Salvador não chegaram a ser discutidos em audiência. Porém, o Congresso dos EUA considera uma proibição de 10 anos para regulamentações estaduais sobre IA.

Assine a newsletter do Giz Brasil

The post Anúncio premiado do Brasil usou deepfake de senadora dos EUA appeared first on Giz Brasil.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhe:

spot_imgspot_img

Popular

Mais Posts
Relacionados

7 perfumes masculinos nacionais para conquistar no clube

O perfume costuma ser um importante...

Guia sobre Consignado para recém-aposentados do INSS

Ao se aposentar, muitas pessoas pensam em reorganizar...

Confirmado! Samsung Galaxy S26 virá com a OneUI 8.5

A Samsung confirmou que a linha Galaxy S26 chegará...
Mundo em 360
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.