Carregando
0%

Receita envia carta para 383 mil corrigirem declaração do imposto de renda

Data:

Brasil Econômico

Contribuintes que receberem a carta podem fazer correções sozinhos, sem necessidade de comparecem a uma agência da Receita Federal. Confira como

383 mil contribuintes receberão cartas da Receita Federal pedindo correções nas suas declarações de Imposto de Renda

383 mil contribuintes receberão cartas da Receita Federal pedindo correções nas suas declarações de Imposto de Renda

Foto: shutterstock

A Receita Federal está enviando, a partir desta semana, cartas para cerca de 383 mil contribuintes em todo o País para que eles corrijam erros nas Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF), relativas ao exercício 2018, ano-calendário 2017. Segundo a Receita, essas declarações do imposto de renda apresentam indícios de inconsistências que podem resultar em autuações futuras.

Leia também: Tire 10 dúvidas sobre como declarar aluguel no Imposto de Renda

Ainda de acordo com o órgão, as cartas só serão enviadas a contribuintes que podem se autorregularizar, isto é, contribuintes não intimados nem notificados pela Fiscalização da Receita Federal. Eles, portanto, ainda podem escapar da pior parte da malha fina do imposto de renda esse ano se corrigirem as pendências a tempo.

Para saber a dituação da declaração do imposto de renda apresentada, é preciso consultar as informações disponívies no site da Receita Federal, ir até a aba de serviço “Extrato da DIRPF”, utilizando o código de acesso ou um certificado digital.

A declaração retida em alguma malha da Receita apresenta sempre a mensagem de “pendência”. Junto com a pendência, são fornecidas orientações de como proceder no caso de erro na declaração apresentada. 

Veja  Governo fará mutirão para ressarcir perdas com planos Bresser, Verão e Collor II

Leia também: Veja os 10 erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda

Nesses casos, não é necessário comparecer à Receita Federal para fazer as correções.

A sugestão da Receita para quem retificar a declaração é acompanhar o seu processamento por meio do serviço disponível na internet – Extrato da DIRPF.

A Receita Federal adverte que, caso o contribuinte não aproveite a oportunidade de se autorregularizar, poderá ser intimado formalmente para comprovação das divergências.

Após receber a intimação, não será mais possível fazer qualquer correção na declaração, e qualquer exigência de imposto pelo Fisco será acrescida de multa de ofício de, no mínimo, 75% do valor do imposto de renda que não foi pago pelo contribuinte, ou que foi pago em valor menor do que o devido.

Leia também: Imposto de Renda 2018: veja as principais mudanças na declaração deste ano

*Com informações da Agência Brasil

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhe:

spot_imgspot_img

Popular

Mais Posts
Relacionados

O que é Feedback na empresa? Tipos, como fazer e exemplos

O opinião é uma das ferramentas mais importantes...

Drones russos estão usando internet da Starlink no combate contra a Ucrânia

Em novo capítulo do longo conflito, drones russos estão...

Sony cria patente de controle PlayStation com botões que mudam de lugar

A Sony registrou uma nova patente para um controle...
Mundo em 360
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.