Seja para editar fotos ou escrever textos, o ChatGPT já está presente no cotidiano das pessoas de muitas formas. Contudo, há algumas tarefas que ele já é capaz de fazer e que a maioria provavelmente ainda não sabe, como cancelar assinaturas de serviços na internet. Confira:
1. Cancelar assinaturas
Embora isso possa parecer simples, é comum que muitas empresas tornem o cancelamento mais difícil. No entanto, com os softwares de IA (inteligência artificial) executando essas funções, algumas tarefas podem se tornar bem mais práticas.
Mas atenção: só quem pode se beneficiar dessa tecnologia avançada são os assinantes do ChatGPT Plus. Ou seja, pagando US$ 20 (cerca de R$ 106) no modo de agente da ferramenta, o chatbot é capaz de cuidar de várias coisas por você. Veja exemplos abaixo:
Quem relatou essa possibilidade foi Geoffrey A. Fowler, colunista do The Washington Post. Ele contou ter utilizado o simples prompt: “Cancele minha assinatura do Hulu e do Disney+.”, junto com seu nome de usuário e senha do serviço, para fazer o pedido.
Então, o ChatGPT começou a trabalhar por meio de sua janela de navegador, mostrando um ponteiro de mouse controlado pelo robô no site da Disney. Além de ver o computador operar sozinho, o usuário também tem a opção de reassumir o controle a qualquer momento.
Enfim, levou apenas dois minutos e 45 segundos para que a IA retornasse com a mensagem: “Acessei sua conta Disney+ e localizei o botão ‘Cancelar Assinatura’. Deseja que eu clique para finalizar o cancelamento?”. E, após receber a permissão, assim o fez.
De acordo com Fowler, o agente conseguiu encerrar mais da metade das assinaturas propostas, incluindo Netflix, Spotify, Dropbox e a do próprio ChatGPT. Entretanto, a solicitação não funcionou com o Amazon Prime, Google One, Costco ou Uber One. No caso do Amazon Prime o Google One, as plataformas bloqueiam o agente do ChatGPT de carregar seus sites.
Com o mais recente salto tecnológico da IA, o ChatGPT agora consegue ler imagens e operar sites, além de enganar testes CAPTCHA para identificar robôs.
Por fim, segundo Fowler, algumas dicas para preservar a segurança no processo incluem compartilhar apenas senhas únicas – que não estão em uso em outras contas -; não usar o agente em sites de compras; desligar as opções “melhorar o modelo para todos” quanto “dados de navegador remoto” e excluir a conversa após terminar.
2. Criar apresentações
Criar apresentações costuma levar horas devido ao trabalho de pesquisa, design e revisão. Entretanto, o Modo Agente do ChatGPT é capaz de conduzir pesquisas, analisar fontes e criar apresentações completas em PowerPoint em minutos, como reportou o canal 9X.
Além disso, no caso de uma apresentação profissional, é possível inserir diretrizes específicas e preferências de estilo relacionadas à empresa. Um exemplo de prompt para ter como base é: “Crie uma apresentação com tudo o que alguém precisa saber sobre o novo Modo de Agente ChatGPT da OpenAI. Inclua preços, benchmarks e os principais casos de uso do Modo de Agente.”
Todo o processo costuma durar de 10 a 25 minutos. Depois disso, o agente fornecerá um arquivo de apresentação para download, que será possível editar conforme desejado.
3. Fazer compras de mercado
Entre comparar preços e pegar filas, fazer compras no supermercado é outra tarefa que pode levar um tempo – mesmo que seja online. Mas agora, o ChatGPT já consegue tornar as compras mais eficientes, evitando o esquecimento de itens importantes para uma receita, por exemplo.
Isso porque o Agente pode navegar por plataformas de entregas, pesquisar ingredientes, otimizá-los de acordo com as preferências do usuário e adicioná-los ao carrinho. A IA consegue, inclusive, escolher entre produtos, desconsiderando os itens que já estão na geladeira da sua casa. Dependendo do prompt, é possível até configurar os agentes para sugerirem ingredientes para refeições e ainda economizar nos pedidos.
Para isso, tudo o que o assinante precisa fazer é enviar uma mensagem de voz com as instruções, deixando que a ferramenta cuide das compras. Então, a única tarefa necessária será a de finalizar a compra, revisando-a e informando dados de entrega e pagamento.
The post Descubra 3 tarefas que o ChatGPT já faz e você não sabe appeared first on Giz Brasil.



