A Amazon apresentou uma reformulação completa da interface do seu sistema Fire TV durante a CES 2026. O anúncio representa a primeira grande atualização da experiência do usuário em anos, segundo a empresa. Além da nova interface, a companhia também revelou as TVs Ember Artline, que se destacam por oferecer molduras intercambiáveis coloridas.
A reformulação da interface do Fire TV inclui cantos arredondados, gradientes variados, tipografia consistente e maior espaçamento entre conteúdos. A navegação foi reorganizada em categorias como Filmes, TV, ao Vivo, Esportes e Notícias, com o botão de busca posicionado à esquerda da aba Início.
Nova interface tem objetivo de melhorar experiência do usuário e evitar confusão
Aidan Marcuss, vice-presidente da Fire TV, explicou à imprensa a necessidade da atualização: “à medida que apresentávamos esse conteúdo, a [interface do usuário] ficou um pouco confusa — muita coisa e muitas linhas”. Ele acrescentou: “sabemos que os dados mostram que muito tempo é gasto em buscas” e “sabemos que poderia ser mais fácil”.
Conforme as informações divulgadas, a nova interface ampliou significativamente o espaço para aplicativos na tela inicial. Agora, os usuários contam com 20 espaços disponíveis, um aumento considerável em relação aos 6 anteriores. Os ícones foram redimensionados para permitir melhor visualização dos apps.
A implementação da nova interface começará em fevereiro nos Estados Unidos. Os primeiros dispositivos a receber a atualização serão o Fire TV Stick 4K Plus, Fire TV Stick 4K Max (2ª geração) e a série Fire TV Omni Mini-LED.
Posteriormente, no final da primavera do hemisfério norte, a atualização chegará a mais países e dispositivos. Entre eles estão o Fire TV Cube (3ª geração), Fire TV Série 2, Fire TV Série 4, série Fire TV Omni QLED e TVs fabricadas por parceiros como Hisense, Panasonic e TCL.
Reformulação oferece ganhos significativos de performance
De acordo com Marcuss, a reformulação trouxe ganhos significativos de desempenho. “em nossos dispositivos mais populares, isso representa uma melhoria de 20% a 30% para as mesmas funções, porque o objetivo é levar as pessoas rapidamente ao que elas querem assistir”, afirmou o executivo.
A atualização introduz novas seções para melhorar a experiência do usuário. A aba “Para Você” oferecerá recomendações personalizadas de conteúdo, enquanto a seção “Meus Itens” organizará o conteúdo que os usuários já estão assistindo.
Outra novidade é a aba “a seguir”, que apresentará sugestões com base no contexto.
A integração com o Alexa+ permitirá interações mais naturais com o sistema. Os usuários poderão fazer perguntas como “Conte-me mais sobre isso” quando um filme estiver selecionado na tela, ou “encontre mais filmes com a mesma estética”.
Amazon apresenta novas TVs
As novas TVs Ember “Artline” representam uma abordagem diferenciada no mercado. Estes aparelhos estarão disponíveis nos tamanhos de 55 e 65 polegadas, com preços iniciais de US$ 899.
Os televisores contam com telas QLED 4K que oferecem 450 nits de brilho. São compatíveis com tecnologias como Dolby Vision, HDR10+ e Wi-Fi 6, por exemplo. De acordo com a empresa, a espessura dos aparelhos é de apenas uma polegada e meia.
O principal diferencial das TVs Ember Artline está nas opções de personalização. Os aparelhos oferecem 10 opções diferentes de molduras, com variedade de cores, texturas e geometrias.
Além disso, quando não estão em uso, as TVs podem exibir obras de arte. O Fire TV disponibiliza acesso a mais de 2.000 obras gratuitas. Os usuários também podem utilizar suas próprias fotografias como papel de parede.
Para facilitar a exibição de fotos pessoais, os comandos de voz foram aprimorados. É possível utilizar instruções como “Alexa, crie uma apresentação de slides da nossa viagem em família ao Colorado” ou “Alexa, mostre as fotos do nosso casamento”.
The post Amazon mexe no Fire TV e aposta em TVs que viram quadro appeared first on Giz Brasil.



