Empresas de tecnologia apresentam sanitários inteligentes equipados com IA como nova tendência em automação residencial na Consumer Electronics Show (CES) 2026. O evento, que aconteceu neste mês de janeiro nos Estados Unidos, demonstra como a inteligência artificial está sendo incorporada em eletrodomésticos incomuns, incluindo equipamentos de banheiro.
A tecnologia de automação, já presente em dispositivos como termostatos e televisores, agora avança para o… banheiro. Durante a feira, fabricantes exibem vasos sanitários com funcionalidades avançadas que transcendem as utilidades convencionais.
Inovações premiadas e recursos de monitoramento

O vaso sanitário “Neo” da Vovo recebeu reconhecimento como Inovação pela Consumer Technology Association durante o evento. Conforme as informações divulgadas, este dispositivo inteligente utiliza um sistema de IA chamado “Jindo, o Cão” para monitorar a frequência de uso, enviando alertas automáticos para familiares quando o usuário não utiliza o banheiro por períodos prolongados superiores a 12 horas.
Com valor de comercialização estabelecido em US$ 4.990, o “Neo” deve chegar ao mercado ainda em 2026. De acordo com a fabricante, o produto foi desenvolvido pensando especialmente em idosos e pessoas com deficiência, que podem se beneficiar dos recursos de monitoramento.
Tecnologia para saúde bucal e hidratação
Além disso, a CES 2026 também apresenta outras inovações para o banheiro. A escova de dentes Halo, desenvolvida pela Y-Brush, por exemplo, incorpora sensores e inteligência artificial para análise de saúde através do hálito do usuário.
O dispositivo utiliza uma ferramenta de IA denominada “SmartNose”, capaz de “cheirando” o hálito para identificar compostos associados a centenas de condições médicas diferentes, incluindo problemas gengivais, diabetes e distúrbios hepáticos. O lançamento da escova Halo está programado para ocorrer em 2027.
Por sua vez, a empresa Vivoo anunciou um rastreador de hidratação universal que se acopla ao vaso sanitário. O dispositivo utiliza “sensoriamento óptico totalmente sem contato”, eliminando a necessidade de tiras de teste para monitorar os níveis de hidratação do usuário.
Perspectivas de mercado
A introdução desses dispositivos ocorre em resposta à crescente demanda por soluções que integrem tecnologia ao cotidiano, especialmente para monitoramento de saúde e assistência a pessoas com necessidades específicas.
A CES tradicionalmente funciona como vitrine para lançamentos que estabelecem tendências no setor tecnológico. No entanto, ainda não há informações sobre como será a aceitação desses produtos pelo mercado consumidor, considerando seus preços elevados e a natureza íntima de sua utilização.
Também não foram divulgados detalhes sobre disponibilidade global ou adaptações desses dispositivos para diferentes mercados internacionais.
The post Agora até o vaso tem IA: o que esses “smart toilets” querem medir? appeared first on Giz Brasil.



