A Apple conquistou a maior fatia do mercado global de smartphones em 2025, atingindo 20% de participação entre as principais marcas. As remessas mundiais de dispositivos móveis cresceram 2% em relação ao ano anterior. A Counterpoint Research divulgou esses dados em relatório publicado no inícios desta semana.
O fortalecimento econômico e aumento da demanda em mercados emergentes foram os principais responsáveis pelo crescimento. Os fabricantes anteciparam remessas no início do ano para evitar tarifas. Esse efeito, no entanto, diminuiu ao longo de 2025, deixando os volumes do segundo semestre praticamente inalterados.
A Samsung ocupou a segunda posição com 19% de participação, registrando um crescimento modesto em suas remessas. A Xiaomi, a saber, completou as três primeiras posições com 13% do mercado, sustentada pela demanda constante em mercados emergentes.
“O desempenho da Apple foi sustentado pela forte demanda em mercados emergentes e de médio porte, além das vendas expressivas da série iPhone 17”, explicou Varun Mishra, analista da Counterpoint.
O estudo abrange o desempenho das principais fabricantes de smartphones tanto em mercados emergentes quanto em mercados de médio porte. O relatório não especifica quais foram as outras duas marcas que completaram o top 5 do mercado global em 2025, nem apresenta dados sobre o volume total de unidades comercializadas.
Para 2026, a perspectiva é de desaceleração no setor. “O mercado global de smartphones deve enfraquecer em 2026 em meio à escassez de chips e ao aumento nos custos de componentes, já que os fabricantes de chips priorizam data centers de IA em vez de aparelhos móveis”, afirmou Tarun Pathak, diretor de pesquisa da Counterpoint.
The post Apple lidera mercado de smartphones em 2025, diz pesquisa appeared first on Giz Brasil.



