Carregando
0%

Sua chamada de vídeo travando pode estar custando vagas de emprego

Data:

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Cornell, nos EUA, revelou que problemas técnicos durante videochamadas afetam a percepção de confiabilidade de participantes participando de processos seletivos para vagas de emprego.

Os resultados demonstram que falhas, como telas congeladas e atrasos na transmissão, por exemplo, influenciam negativamente decisões em contextos importantes. Incluindo entrevistas de emprego, consultas médicas e audiências judiciais.

A pesquisa identificou que mesmo interrupções mínimas são suficientes para prejudicar como as pessoas são percebidas em termos de competência e confiabilidade. Esses efeitos foram documentados em diversos cenários profissionais e institucionais.

Impactos em diferentes contextos

Na área da saúde, a confiança nas orientações médicas apresentou uma queda significativa. Conforme revela o estudo, apenas 61% dos participantes confiaram em conselhos médicos transmitidos por meio de videochamadas com problemas técnicos, em comparação com 77% daqueles que receberam as mesmas orientações sem falhas na comunicação.

No âmbito judicial, a análise de audiências online mostrou resultados preocupantes. Pessoas cujas videochamadas apresentavam falhas técnicas tinham probabilidade 12% menor de conseguir liberdade condicional.

Metodologia da pesquisa

A professora assistente Jacqueline Rifkin e sua equipe realizaram experimentos em laboratórios da Universidade Cornell antes de expandir a análise para situações reais. Os pesquisadores examinaram como diferentes grupos reagiam às falhas técnicas durante interações virtuais.

Veja  Meta faz novos cortes e o futuro do metaverso volta ao debate

Para verificar se o efeito se manifestava em contextos reais, a equipe analisou 472 audiências judiciais realizadas online. Os experimentos incluíram tribunais que adotaram audiências virtuais e consultas médicas remotas.

Explicação do fenômeno

A coautora Melanie Brucks, da Universidade Columbia, acrescentou: “a simples presença dessas pequenas falhas durante a chamada reduziu significativamente o interesse das pessoas em interagir com o vendedor”.

Para explicar o fenômeno psicológico por trás desse efeito, Rifkin comentou: “a melhor característica das videochamadas é o fato de você basicamente se sentir como se estivesse junto. E então, quando há uma falha, você está exatamente naquela zona de perigo onde é quase perfeito, mas não totalmente, o ‘vale da estranheza’. Isso aciona um mecanismo no seu cérebro que faz com que as coisas pareçam um pouco assustadoras”.

Os resultados indicam que vieses relacionados à confiança, desencadeados por problemas técnicos durante videochamadas, podem distorcer resultados em processos institucionais importantes, frequentemente sem que os participantes percebam essa influência.

Ainda não está claro se instituições judiciais e de saúde estão cientes desse viés ou se já implementaram medidas para mitigá-lo. Além disso, não há informações sobre qual seria o nível mínimo de qualidade técnica necessário para evitar esse efeito negativo.

Assine a newsletter do Giz Brasil

The post Sua chamada de vídeo travando pode estar custando vagas de emprego appeared first on Giz Brasil.

Veja  IA no dedo: novo anel grava pensamentos com um toque

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhe:

spot_imgspot_img

Popular

Mais Posts
Relacionados

O que é Feedback na empresa? Tipos, como fazer e exemplos

O opinião é uma das ferramentas mais importantes...

Drones russos estão usando internet da Starlink no combate contra a Ucrânia

Em novo capítulo do longo conflito, drones russos estão...

Sony cria patente de controle PlayStation com botões que mudam de lugar

A Sony registrou uma nova patente para um controle...
Mundo em 360
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.